1 2 3 4 5 6

20/09/2012

Educação Precária

Tem se falado muito ultimamente sobre a educação no Brasil, e uma possível reforma nesse sistema, já que o atual sistema vem deixando muito a desejar. Os problemas enfrentados na educação brasileira são muitos, falta de estrutura das escolas, má remuneração para os professores, desinteresse dos alunos e o principal, a falta de um projeto que de fato seja eficaz e foque diretamente no ensino.
Muitas das escolas Brasileiras estão literalmente caindo aos pedaços, salas de aula destruídas, precariedade total nos espaços utilizados por alunos e professores, isso gera em ambos, alunos e professores uma certa indignação e falta de vontade de estar no ambiente escolar.
Além da falta de estrutura nas escolas, os professores são mal remunerados e parecem estar desmotivados e quase sempre se mostram sem compromisso, e essa falta de compromisso logo é refletida nos alunos, que passam a não ter compromisso e motivação com o estudo.
Outro grande problema e com certeza o principal da educação brasileira é o sistema de ensino. Os alunos passam de série automaticamente, não precisam estudar ou aprender, basta que não excedam o número de faltas que no final do ano são aprovados. Esse sistema aliena o aluno, ele não aprende porque não precisa aprender, ele sabe que no final do ano será aprovado, não importa se ele vai estudar ou não, da mesma forma podemos pensar para o professor, não importa se ele vai ensinar ou não, o sistema garante que todos sejam aprovados. Realmente o quadro em que se encontra a educação brasileira é preocupante, a única forma de reverter essa situação é criando um novo sistema de ensino, que vise de fato ensinar e preparar o aluno, para isso o trabalho dos professores deve ser tratado com seriedade, as escolas devem ter estrutura e capacidade de atender os alunos, e a aprovação será submetida a exames. Só assim teremos um país onde o verdadeiro dever do aluno é aprender e o do professor ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...